7 dicas de planejamento e gestão empresarial

7 dicas de planejamento e gestão empresarial

Quem está iniciando o seu próprio negócio ou mesmo já possui uma empresa deve saber a importância que o planejamento e a gestão empresarial possuem para o dia a dia do seu empreendimento. Ambas são ferramentas indispensáveis na tomada de decisões, o que muitas vezes é uma constante na rotina empresarial.

Para saber como ser mais eficiente na hora de promover ações na sua empresa, confira as 7 dicas de planejamento e gestão empresarial:

1 – Identifique os seus objetivos

Quando se pretende promover uma ação em sua empresa, seja iniciar a venda ou produção de um novo produto, fazer uma nova campanha de marketing, atingir mais um segmento de mercado, expandir a empresa, etc, é preciso identificar os objetivos que se quer alcançar com isso.

Pode parecer óbvio, mas é necessário saber exatamente o que se quer, como vender mais, conquistar mais clientes, aumentar os pontos de venda, lucrar mais, etc. Ter isso em mente de forma clara e fazer o mesmo com a sua equipe garante o sucesso da ação, pois não se pode ir adiante sem saber onde se quer chegar.

2 – Analise a situação

Além dos objetivos é necessário identificar a situação da sua empresa, avaliando o que pode ter que melhorar antes de iniciar um novo plano. Quando as deficiências não são resolvidas, a estratégia já começa com falhas. Também é importante avaliar a situação para saber o que a empresa já tem e do que mais precisa para atingir um novo patamar.

Se a ideia é vender um novo produto, por exemplo, é necessário antes se certificar que se trata de um item com chances de sucesso, saber quem é o seu público alvo e avaliar a aceitação dos demais produtos, se eles continuam ou serão substituídos. Entendendo o que você tem agora fica mais fácil de traçar um roteiro certeiro no médio prazo.

3 – Avalie os melhores meios

Depois da sua empresa estar estruturada em bases sólidas, chega a hora de dar o próximo passo, mas é preciso saber como fazer isso. Pegando mais uma vez o exemplo da empresa que começa a vender um novo produto, é preciso avaliar quais os melhores meios de fazer isso. Pode ser melhor abrir um novo canal de vendas, como um e-commerce.

É possível avaliar também que a forma tradicional como os demais produtos são vendidos está dando certo e, portanto, a mesma estratégia será usada. Independente da ação que você esteja promovendo, existem vários caminhos para fazer isso e optar pelos mais eficientes vai ajudar você a enxergar os resultados positivos com mais rapidez.

4 – Planeje a ação

Ao ter definido como colocar em prática a ação da sua empresa é necessário criar um plano estratégico, por meio de um cronograma. Nele podem constar as pessoas responsáveis por cada etapa e os prazos. Definir isso vai evitar atrasos e mesmo colaborar com a organização do seu planejamento.

5 – Acompanhe os resultados

Enquanto a ação estiver acontecendo, é preciso que ela seja acompanhada de perto, por meio de relatórios, o que vai ajudar a identificar o grau de sucesso que está obtendo. Existem situações em que os resultados insatisfatórios identificados precocemente evitam problemas maiores. Além disso, fazer o acompanhamento permite uma avaliação final mais completa.

6 – Conte com a ajuda da tecnologia 

Todas as etapas de um planejamento bem sucedido exigem muitos dados, estatísticas, relatórios, planilhas, etc. No entanto, fazer o levantamento manual dessas informações pode ser até mesmo impossível, de acordo com o seu volume. Nesse sentido, a tecnologia vem sanar uma deficiência que pode trazer muito prejuízo ao seu empreendimento.

Existem, hoje em dia, diferentes plataformas digitais que facilitam a execução de diferentes tipos de ações, bem como controlam os resultados obtidos. Com isso, as chances do seu planejamento estratégico ser colocado em prática de modo eficiente e atingir os objetivos propostos são maiores. Uma dessas ferramentas é a Plataforma Target.

7 – Implante um sistema de gestão

A tecnologia também colabora com a gestão da sua empresa no dia a dia e não apenas em ações específicas. Para tanto, é possível contar com um sistema de gerenciamento empresarial, que informatiza todos os dados da sua empresa em bancos de dados, permitindo que documentos, como notas fiscais eletrônicas e outros sejam facilmente preenchidos.

Mas não é apenas a rotina que fica mais ágil, pois os softwares de gestão online também armazenam todos os dados da sua empresa com a mais alta segurança, permitindo apenas que pessoas autorizadas possam acessá-los. Com isso, é possível colocar em prática o planejamento com muito mais praticidade, rapidez e segurança.

Além disso, é importante que um sistema ofereça controle de estoque, controle financeiro, controle de vendas, sistema PDV, orçamento e muitas outras funcionalidades para sua empresa. Em resumo, um sistema ERP online pode ser usado para organizar os dados de seus clientes, qualificar o fluxo de informações na empresa e integrar processos, o que contribui decisivamente para a produtividade.

Texto escrito em parceria com a GestãoClick

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *