Como balancear a estratégia da empresa com a sua cultura organizacional?

Como balancear a estratégia da empresa com a sua cultura organizacional?

Executar o planejamento estratégico além de ser fundamental, é de extrema importância para a empresa alcançar sucesso. Ele pressupõe desenvolver processos, técnicas e atitudes administrativas sistemáticas, contínuas e com ações inter-relacionadas. No entanto, se a cultura organizacional não estiver em concordância com o que o planejamento prevê, o esforço será em vão.

Estratégia versus cultura organizacional

Parece clichê, mas não é, balancear estratégia empresarial e cultura corporativa não é tarefa das mais fáceis. Estratégia envolve lógica, racionalidade e prática. Já a cultura corporativa é orgânica, emocional e imprevisível. Equilibrá-las e coloca-las em sinergia é desafiador, porém vital para que os objetivos sejam atingidos com êxito.

Conheça estratégias que contribuem para o alcance de resultados extraordinários:

1. Implante a cultura da colaboração

Mais importante do que diversos canais de comunicação interna, é ter a colaboração como um importante valor. Funcionários bem informados são mais produtivos. Os gestores precisam mostrar para suas equipes qual é a visão da empresa e a importância de cada um para o alcance das metas. Tais medidas fortalecem a confiança dos funcionários e incentiva a cultura da gestão estratégica e da colaboração.

2. Incentive lideranças inspiradoras

A produtividade é ainda maior quando as lideranças são acessíveis, abertas ao diálogo e colocam em prática o que a empresa prega no papel, afinal ações falam mais do que palavras. Encoraje os gestores a serem líderes inspiradores que se preocupam com o desenvolvimento profissional de suas equipes, dão feedback estruturados e delegam.

3. Otimize processos

Use a tecnologia a favor da companhia, tome decisões a partir de informações consolidadas, em um dashboard, por exemplo. Incentive o pensamento rápido e a desburocratização de processos que podem ser simplificados e agilizados. Nesse sentido, algumas práticas da gestão de projetos pode contribuir quando aplicada nas mais diferentes áreas.

4. Mostre a diferença que o monitoramento faz

Faça reuniões mais produtivas e estimule o monitoramento das metas para nortear os passos das equipes a curto e médio prazos, definindo o que vai bem e deve ser mantido e o que pode ser modificado. Monitorar é um dos propósitos do planejamento estratégico, quando se mostra a diferença que faz e como pode contribuir para melhorar os resultados e a vida dos colaboradores, o ato é melhor incorporado à cultura da empresa.

5. Invista sem pressa

Há uma analogia de que as estratégias são as sementes e a cultura organizacional é o solo. Utilizando essa metáfora, é possível concluir que apenas com um solo fértil, isto é, uma cultura corporativa positiva e bem estruturada é possível colher bons frutos. Para isso, é preciso paciência e atenção constante para perseverar e, no longo prazo, alcançar resultados extraordinários. Caso contrário, as sementes ou os frutos irão murchar.

Enfim, trata-se de um exercício complexo e de longo prazo balancear a estratégia empresarial com a sua cultura organizacional. É equilibrar razão e emoção. Ao final, vale o investimento de tempo, paciência e, por vezes, até financeiro.

Agora que você conhece algumas estratégias que equilibram estratégias e cultura corporativa, saiba também quais são os principais desafios na implementação da estratégia.

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